Complementação de Identidade Visual para o Instituto Nacional de Ensino (INE)


Objetivo: O Instituto Nacional de Ensino (INE) já possuía sua marca, mas não um sistema de identidade visual. Como designer gráfico da empresa, senti sua falta especialmente nas atividades de criação diárias para redes sociais já começava a estruturar alguns elementos quando recebi a solicitação de criar um manual de identidade.

Solução: Este projeto se propôs, em primeiro lugar, a uma finalidade prática: complementar a identidade visual do INE e oferecer maior flexibilidade às aplicações de comunicação. Ao final, foi criado um manual virtual (projetado para a tela de desktops e notebooks), que possa ser utilizado também no futuro.

Processo: A principal referência utilizada para a criação do manual oferecia ao leitor não apenas orientações práticas, mas também conceituais e de linguagem que permitissem maior profundidade de entendimento.
Após uma pesquisa, foi proposta uma família tipográfica muito similar à utilizada anteriormente, com a mesma variedade de pesos, mas que possuísse uma licença livre. Os exemplos de aplicação foram tomados de peças mais comumente produzidas. Por fim, foram agregadas 4 personas desenvolvidas a partir de pesquisa realizada em um período próximo.

Voltar aos projetos